Já conhece o aparelho lingual?

aparelho lingual

Com a evolução da ortodontia têm surgido opções de tratamento cada vez mais discretas. O aparelho lingual é um aparelho fixo em que os brackets são colocados na parte interna dos dentes, ficando completamente invisíveis. O Dr. Francisco Oliveira, nosso diretor clínico e responsável pela área de ortodontia da AP Clínica, responde às questões mais frequentes sobre este tratamento ortodôntico.

O tratamento com aparelho lingual é mais demorado?

O que faz o tratamento demorar mais ou menos tempo é a gravidade do problema que vai ser corrigido e não o método escolhido para tratar esse mesmo problema. O aparelho lingual é tão eficaz como os aparelhos fixos em que os brackets são colados pela frente, podendo ser usado mesmo nos casos mais complicados.

O aparelho lingual causa lesões na língua?

Não. É normal sentir-se um desconforto inicial quando se começa a utilizar qualquer tipo de aparelho dentário. No entanto, depois de alguns dias, os pacientes acabam por habituar-se. Os brackets do aparelho lingual possuem bordas polidas e arredondadas, o que evita qualquer lesão.

O aparelho lingual é um aparelho estético?

Sim. No caso do aparelho lingual, os brackets são fixados na parte interna dos dentes, o que faz com que este aparelho dentário fique completamente invisível. Só o paciente é que sabe que o está a usar.

É comum o paciente ter dificuldades na fala depois de colocar o aparelho?

Não. A maior parte dos pacientes não sente essa dificuldades, nem mesmo no primeiro dia em que usa o aparelho. O que pode acontecer em alguns pacientes é uma pequena alteração no posicionamento da língua, mas a maioria das vezes esta mudança tende a desaparecer depois de algumas semanas.

Este tipo de aparelho ortodôntico é mais difícil de limpar, visto que os brackets se encontram na parte interna do dente?

Qualquer aparelho dentário, seja lingual ou convencional, vai exigir mais cuidados de higiene oral e uma limpeza mais atenta. Deve utilizar uma escova macia, fio dentário e escovilhões para se certificar que tanto os dentes como o aparelho ficam limpos e livres de restos de comida e placa bacteriana.

Artigos relacionados:

Aparelho dentário: Conheça os vários tipos e as suas funções

Invisalign: Conheça o aparelho dentário invisível

Dicas de limpeza para quem usa aparelho ortodôntico

Fonte da imagem: sorrisologia.com.br (http://bit.ly/2JYVH8d)