Branqueamento: dentes brancos, sorrisos felizes

branqueamento dentário

Tal como todos nós temos cores diferentes de cabelo e pele, as pessoas também têm uma coloração dentária diferente. Alguns dentes são naturalmente mais amarelos, enquanto outros amarelam com a idade, sendo que a sua cor natural pode ser afetada devido a diversos fatores. O branqueamento dentário é um tratamento que permite apagar manchas ou pigmentações que afetam esteticamente o sorriso, tornando os dentes mais brancos.

Segundo o website Statistic Brain…

  • 18% das pessoas revela que não sorriem, propositadamente, quando tiram fotografias;
  • 32% dos indivíduos confessam estar preocupados com o aspeto dos seus dentes;
  • 82,5% das pessoas diz que verificaram uma diferença notável após procedimento de branqueamento dentário realizado em consultório.

Há inúmeras razões pelas quais as pessoas desejam branquear os seus dentes, incluindo maior segurança e autoestima, aparência mais jovem, eventos especiais, causar uma primeira impressão positiva, reverter os anos de aparecimento de manchas e amarelamento diário, entre outras.

Escolher o tratamento adequado

Após uma década de pesquisas, os métodos branqueadores revelaram ser seguros e eficazes. No entanto, é importante salientar que se deve sempre consultar um especialista antes de iniciar qualquer processo de branqueamento dentário pois, uma vez que estes não são adequados para todas as pessoas, apenas ele poderá avaliar se se está apto para se submeter a um desses tratamentos.

O dentista recomenda qual o tratamento de branqueamento mais apropriado, tendo em conta o estado dos dentes e os resultados que se pretende obter. Este vai ter em consideração o grau e o tipo de pigmentação dentário, a quantidade de estrutura do dente que se mantém, por exemplo se o dente tem uma restauração muito extensa, se são necessárias ou desejadas alterações relativamente à sua forma, etc.

O branqueamento dentário tem efeitos secundários?

No passado, as concentrações mais elevadas de ingredientes branqueadores, utilizadas em consultório, resultavam em maior sensibilidade. Contudo, através da utilização de novos materiais, a sensibilidade deixou de ser um problema. Esta pode ocorrer após os procedimentos de branqueamento, especialmente quando se consome alimentos quentes ou frios, mas normalmente desaparece após 48 horas e cessa completamente aquando o fim do tratamento.

Se está a pensar em fazer um branqueamento, marque consulta com a Dra. Inês Matos e com a Dra. Andrea Dagot. Branqueie os seus dentes de forma segura e terá (mais) uma razão para sorrir!