Bruxismo na infância: um sono inquieto

É habitual ouvir o seu filho ranger os dentes durante o sono? Esteja atento, pois pode sofrer de bruxismo, o termo médico para este tipo de comportamento. Trata-se de um movimento involuntário da mandíbula que acontece quase sempre durante o sono. Se persistir pode mesmo desgastar os dentes, modificar a estrutura óssea temporomandibular e até mesmo aumentar a pressão na cabeça.

Causas do seu aparecimento?

Acredita-se que as causas do bruxismo estão relacionadas com stress, ansiedade, frustação ou tensão, bem como um desalinhamento dos dentes, distúrbios do sono como apneia do sono ou insónias, dores de dentes ou dores de ouvido e efeito colateral de medicamentos psiquiátricos, como medicamentos antidepressivos.

Se os vossos filhos apresentarem este tipo de movimento, seguido de desgaste ou fratura do esmalte dos dentes, queixas de dores de cabeça, pescoço, ouvidos e maxilares ou sensibilidade dentária, consultem um especialista de odontopediatria.

Formas de prevenir o bruxismo?

É importante que criem condições que atenuem a tensão nervosa das vossas crianças. O uso de uma goteira de relaxamento (placas interoclusais), durante a noite, vai controlar a actividade muscular e o consequente desgaste dos dentes.

O bruxismo infantil permanece?

Pode desaparecer quando os dentes de leite forem substituídos pelos dentes definitivos. É muito importante o acompanhamento médico, durante esta transição.

Agendem uma visita à AP Clínica e falem com um especialista em odontopediatria, para um correto diagnóstico, tratamento ou prevenção do bruxismo dos vossos filhos.