Carga imediata: Sorriso completo em apenas um dia

Procedimento carga imediataO tratamento carga imediata, também conhecido por “dentes num dia”, consiste na fixação de próteses provisórias (coroas ou pontes) no implante dentário, logo após a sua inserção no osso. As próteses utilizadas são substituídas pelas definitivas após alguns meses.

Como é o procedimento?

Depois de um estudo prévio de exames, do quadro clínico do paciente e de um planeamento meticuloso, é realizada a cirurgia com recurso a anestesia local. Nesta cirurgia são colocados implantes dentários de titânio e as próteses fixas provisórias. A intervenção pode demorar de 3 a 4 horas, dependendo da complexidade do caso.

Quais as vantagens da carga imediata?

A grande vantagem deste tratamento é que a pessoa não tem de se preocupar com a falta de dentes nem precisa de adaptar-se a próteses removíveis. O paciente sai da cirurgia com todos os dentes repostos de forma fixa. A aparência estética é instantaneamente melhorada, eliminando-se assim os problemas de auto-estima associados à falta de dentes.

A carga imediata permite ainda resolver casos clínicos num curto espaço de tempo e por isso apresenta um maior conforto para o paciente. Já o tratamento convencional é feito em várias etapas e demora um pouco mais. É necessário aguardar que ocorra a regeneração óssea, durante cerca de dois a quatro meses, e durante este tempo usam-se próteses removíveis.

Quem pode submeter-se a este tratamento?

A carga imediata é uma excelente solução para quem opte por ter dentes no mesmo dia. Porém nem todas as pessoas poderão estar aptas a realizar este tratamento. Os candidatos ideais para este tipo de tratamento são pacientes com uma boa saúde oral e geral, que não sofram de patologias como o bruxismo (ranger de dentes) ou osteoporose.

Mesmo que um paciente não seja compatível para receber este tipo de tratamento, existem outras soluções para a reabilitação oral. Depois de analisados todos os fatores e condicionantes fisiológicos, o dentista deve escolher a técnica que melhor se adapta ao paciente.

Artigos relacionados:

Tudo o que precisa saber sobre implantes dentários