Como prevenir as cáries dentárias na infância?

Cáries Dentárias na InfânciaSabia que 45% das crianças portuguesas com 6 anos têm cáries dentárias? A melhor forma de evitar o aparecimento de cáries dentárias na infância é ensinar à criança bons hábitos alimentares e de higiene oral, que devem começar desde muito cedo. Temos alguns conselhos para os pais, que com pequenos gestos podem fazer uma grande diferença.

Os primeiros passos para a prevenção

As primeiras medidas para a prevenção deste problema devem ser tomadas nos primeiros meses do bebé:

  • Promover a amamentação materna até 4-6 meses de idade;
  • No biberão deve apenas colocar leite ou água e este deve ser oferecido à criança durante o dia, evitando fazê-lo durante o período em que a criança está a dormir;
  • Não devem ser colocados líquidos açucarados no biberão nem na chupeta;
  • Os primeiros cuidados com a higiene oral devem começar mal aparecem os primeiros dentes. Pode ser utilizada uma gaze, dedeira ou uma escova macia para o efeito, idealmente depois das refeições.

Cuidados com a alimentação

Incutir bons hábitos alimentares nas crianças já é meio caminho na prevenção do aparecimento de cáries. Sendo o açúcar um dos principais responsáveis pelo aparecimento de cáries, deve evitar o seu consumo ao máximo. Assim:

  • Não acrescente açúcar às papas e à fruta natural:
  • Evite o consumo de refrigerantes e se der sumo de fruta à criança, para acompanhar as refeições, este deve ser diluído em pelo menos 5 partes de água;
  • A ingestão de bolos, chocolate, gomas e outros alimentos ricos em açúcar deve ser limitado a ocasiões especiais.

De pequenino se lava o dentinho

Logo que a criança tenha destreza para segurar na escova, deve começar a ensiná-la a escovar os dentes. Estes devem ser escovados durante pelo menos dois minutos, duas vezes ao dia, especialmente à hora de deitar.

A supervisão é muito importante e deve ajudar a criança sempre que necessário, para que esta consiga remover toda a placa bacteriana. 

A primeira consulta no dentista

A Ordem dos Médicos Dentistas aconselha marcar a primeira consulta quando os primeiros dentes de leite aparecerem ou, no máximo, até a criança completar o primeiro ano de vida. Desta forma é possível estabelecer um programa preventivo de saúde oral e evitar hábitos que possam ser prejudiciais e levar ao aparecimento de cáries dentárias na infância.