Cirurgia oral – cuidados a ter após uma intervenção cirúrgica

Cirurgia oral - cuidados pós operatóriosA cirurgia oral é uma das especialidades da nossa clínica. Abrange tratamentos que necessitam de uma abordagem cirúrgica, desde o ato mais rotineiro à média cirurgia. Recorre-se à cirurgia oral em situações como a extração de dentes do siso, de dentes inclusos, a remoção de quistos ou tumores na cavidade bucal. O mesmo acontece em casos mais complexos de periodontite, entre outras patologias.

Cuidados a ter após uma cirurgia oral

Com a evolução da medicina dentária, o desconforto associado a qualquer ato cirúrgico é mínimo. No entanto, por menor que seja a intervenção, esta causa uma inflamação local. Saiba quais os cuidados a ter em conta para que não venha a ter dor ou desconforto.

1. Colocação de Gelo e descanso

Nas primeiras 24 horas a seguir a uma cirurgia oral, é aconselhável a colocação de gelo sobre a zona intervencionada. Coloque-o na parte exterior da boca, não mais do que 15 minutos e nunca em contacto direto com a pele. Este procedimento ajuda a atenuar a dor e o inchaço.

Deve-se descansar, evitar esforços bem como mexer demasiado a boca. É importante pocurar posições nas quais a cabeça se mantenha alta, para diminuir o inchaço. O exercício físico, as fontes de calor e o tabaco são contraindicados nos primeiros dias após a cirurgia.

2. Alimentação e higiene oral adequadas

Imediatamente a seguir à cirurgia oral, a alimentação deve incluir, apenas, líquidos e substâncias moles. É aconselhável ingerir alimentos frios ou à temperatura ambiente, como gelados, sumos, batidos, iogurtes ou gelatinas. Posteriormente, as sopas e purés são os mais aconselhados, introduzindo gradualmente uma dieta mais rija. A mastigação deve ser feita para o lado não submetido à cirurgia.

Em termos de higiene oral, durante o período pós-operatório, deve optar-se por escovas cirúrgicas, mais macias, e ter bastante cuidado com a escovagem. O bochecho deve começar um dia após a intervenção cirúrgica.

3. Cuidados a ter em caso de sangramento após a cirurgia oral

O sangue pode ser estancado, mantendo a cabeça levantada e aplicando compressas na zona afetada. Se a hemorragia se mantiver, deve-se consultar o dentista. Este pode prescrever medicação e indicar antisséticos para uma melhor cicatrização.

Para um diagnóstico de patologias orais ou aconselhamento pós cirúrgico, a Cirurgia Oral é a área de intervenção indicada. A AP Clínica tem profissionais qualificados nesta especialidade. Marque a sua consulta.