Desordem Temporomandibular: o que é e como tratar

desordem temporomandibular

Tem dificuldade em abrir a boca e dores de cabeça e de ouvidos frequentemente? A origem destes problemas pode ser uma desordem temporomandibular. O Dr. João Miranda, médico dentista especializado em Cirurgia Oral, explica as causas, os sintomas e os tratamentos mais adequados para esta condição.

O que é a Articulação Temporomandibular?

A Articulação Temporomandibular (ATM) é um sistema articular muito complexo. Trata-se da harmonia entre músculos, ligamentos, ossos e um disco articular que liga a mandíbula ao crânio. A ATM, para além de ser o único ponto fixo de união ao maxilar superior, é ainda responsável pelos movimentos de rotação e translação do maxilar inferior. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema é considerado uma Desordem Temporomandibular (DTM).

Sintomas

Grande parte da população não está ciente deste tipo de patologia, pois os sintomas podem estar associados a outras causas. Contudo, este problema pode ser facilmente diagnosticado através de um exame clínico, intra e extra-oral, da história clínica e de radiografias.

Alguns sintomas mais comuns:

• Dores de cabeça (frequentemente referidas como enxaquecas), de ouvido e pescoço;
  • Dores e desconforto na face e ATM ;
  • Fadiga muscular ao mastigar;
  • Desgaste dentário;
  • Um “clique” e/ou sensação de desencaixe no movimento de abertura máxima da boca;
  • Limitação na abertura da boca;
  • Bloqueio ou desvio da mandíbula ao fechar a boca – sensação de “mandíbula presa”.

Causas da Desordem Temporomandibular

Esta patologia pode ser causada por diversos fatores, sendo um do principais a falta de dentes ou o incorrecto posicionamento destes nas arcadas, provocando uma má relação inter maxilar e uma oclusão instável.

O bruxismo (ranger dos dentes de forma involuntária e inconsciente) é outro factor que agrava bastante as Desordens Temporomandibulares, principalmente quando está associado à perda precoce de dentes ou à posição incorrecta destes.

Para além disso, esta condição pode ser agravada por traumatismos, inflamações e patologias articulares.

Como tratar uma Desordem Temporomandibular?

Apesar de não existir uma cura para esta condição existem vários tratamentos que podem atenuar os sintomas. Mas primeiro é necessário avaliar a origem do problema.

Se a DTM tiver origem na falta de dentes, estes devem ser substituídos. Caso a origem esteja relacionada com prematuridades (má relação entre a posição dos dentes), o desgaste selectivo é o tratamento de eleição.

Se a causa for a posição dentária ou hiperatividade muscular, o mais indicado será utilizar uma goteira oclusal ortopédica. Trata-se de um protetor feito à medida, que pode ser utilizado durante a noite para salvaguardar os dentes do desgaste, provocando, ainda, um relaxamento muscular e um posicionamento correcto da ATM.

A dor muscular pode ser atenuada através de aplicação de calor húmido ou do uso de medicamentos como os relaxantes musculares
As pessoas que sofrem de bruxismo podem também recorrer a uma goteira de relaxamento muscular ou até fazer ligeiras aplicações de toxina botulínica (relaxante muscular) nos músculos em hiperatividade.

Algumas técnicas de relaxamento também podem ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Por vezes, o Médico Dentista recorre à ajuda de um fisioterapeuta para intervir neste ponto.

Em casos mais severos, quando os tratamentos já não surtem efeito, poderá ser recomendada uma cirurgia na articulação.

Dr. João Miranda, Médico Dentista – Cirurgia Oral