O desporto e a saúde oral

desporto e saúde oral

Se pratica algum desporto deve ter cuidado redobrado com a sua saúde oral. Isto porque o seu rendimento desportivo pode diminuir se a saúde da sua boca não for a melhor. Descubra de que forma a saúde oral influencia a atividade física e quais as melhores práticas que deve adotar para manter os dentes e gengivas saudáveis, se for desportista.

Infeções e cáries

As bactérias que conduzem ao aparecimento de cáries ou problemas gengivais, podem causar infeções e alastrar-se, pela corrente sanguínea, até órgãos como o coração, os rins e os pulmões, ou alojar-se em articulações, causando lesões e dificultando a recuperação dos atletas. Por outro lado, se existirem cáries profundas ou abcessos causadores de dor ou desconforto, pode haver interferência na concentração, o que contribui para a diminuição do rendimento desportivo.

Má oclusão

Uma má oclusão (relação dos dentes superiores com os inferiores) ou a falta de dentes gera problemas na mastigação, prejudicando a absorção dos nutrientes. Isto pode provocar desequilíbrios musculares, dores de cabeça, desconforto e stress.

A relação entre o desporto e a deterioração dos dentes

Um estudo, publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, demonstrou que quando os atletas praticam exercício, a quantidade de saliva diminui e a boca fica mais seca, independentemente de serem consumidos líquidos durante a prática desportiva. A composição química da saliva muda, tornando-se mais alcalina à medida que o treino decorre. Pensa-se que este excesso de alcalinidade contribui para o desenvolvimento de tártaro e outros problemas nos dentes.

O consumo de bebidas desportivas e energéticas também está ligado à deteriorização do esmalte dentário. Isto deve-se ao facto destas bebidas terem, normalmente, altos níveis de acidez e de açúcares. O uso de suplementos alimentares, ricos em proteína, pode originar problemas de mau hálito.

Protetor bucal: o defensor dos dentes

Segundo a National Youth Sports Foundation, cerca de 5 milhões de dentes são perdidos, por ano, em atividades desportivas. É por isso que, em desportos mais violentos ou de contacto, é aconselhável a utilização de protectores bucais que, segundo a Academia Americana de Medicina Dentária Desportiva, diminuem em 80% o risco de traumatismo dentário.

Outros conselhos

Como pode constatar, os dentes dos desportistas estão expostos a vários perigos e fatores que podem provocar a rápida degeneração dos mesmos. É por isso que o cuidado com a higiene oral e as visitas regulares ao dentista são ainda mais importantes se praticar algum desporto. Pode marcar uma consulta de aconselhamento com um dos nossos especialistas aqui.