Dia do Café: 4 dicas para evitar manchas nos dentes

Dicas para evitar manchas nos dentes

A maioria das pessoas já não consegue começar o dia sem uma chávena de café. No entanto, o consumo desta bebida pode trazer consequências para a sua saúde oral. Neste Dia do Café partilhamos consigo algumas dicas para manter um sorriso bonito e saudável, livre de manchas.

O café e os dentes

O esmalte que compõe os nossos dentes é muito poroso e, por isso, quando se consomem bebidas muito pigmentadas, como o café, é normal que comecem a aparecer manchas nos dentes. Como o café é uma bebida muito ácida, este também contribui para a erosão do esmalte.

No entanto, existem alguns truques para contrariar estes efeitos negativos.

1 – Escovar os dentes depois de beber café

A melhor forma de prevenir o aparecimento de manchas nos dentes é escovar os dentes após consumir esta bebida. Uma boa prática pode ser restringir-se ao consumo do café no final das principais refeições, como o pequeno-almoço e o almoço, uma vez que é depois destas refeições que habitualmente é feita a escovagem.

2 – Bochechar a boca com água

Apesar da escovagem ser a melhor forma de continuar com dentes brancos e sem manchas, a verdade é que nem sempre temos a escova de dentes à mão. Se não conseguir escovar os dentes logo após a ingestão de café é recomendável que se bocheche com água. Esta medida faz com que o café esteja menos tempo em contacto com os dentes e ajuda a restabelecer a produção de saliva.

3 – Comer uma maçã

Comer frutas fibrosas como a maçã ou a pêra ajuda a limpar superficialmente os dentes, durante a mastigação. Para além de prevenirem problemas como a gengivite e o mau hálito, as fibras contidas nestes alimentos aumentam a produção de saliva e o ph da boca, neutralizando a acidez do café.

4 – Beber café sem açúcar

Apesar desta dica não estar diretamente relacionada com as manchas nos dentes, é uma das mais importantes. O açúcar é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de cáries dentárias. Se conseguir, tome o seu café sem açúcar ou vá reduzindo aos poucos a quantidade que utiliza para se ir habituando. Aqui na clínica já ninguém coloca açúcar no café!

Não precisa de eliminar totalmente o café da sua rotina para conseguir dentes brancos e saudáveis. Basta tomar estes pequenos cuidados e evitar o consumo excessivo desta bebida.

 

Artigos relacionados:

Como conseguir o sorriso com que sempre sonhou

Branqueamento: dentes brancos, sorrisos felizes