Dicas para escovar os dentes de forma eficaz

escovar os dentes

Uma boa higiene oral é fundamental para manter os dentes e gengivas saudáveis. Os cuidados diários como a escovagem e o uso de fio dentário não devem ser descurados, pois evitam uma série de problemas, como as cáries, o mau hálito e infeções, entre outros. A Dra. Andrea Dagot, Higienista Oral na nossa clínica, partilha algumas dicas úteis para escovar os dentes de forma eficaz.

Escolher a escova adequada

Existem dois fatores a ter em conta quando estamos a escolher uma escova: a dureza das cerdas e o tamanho. Muitas pessoas pensam que as escovas mais duras serão mais eficazes. No entanto, a longo prazo, as escovas muito duras “são prejudiciais para os dentes e gengivas, provocando desgaste do esmalte, aumento da sensibilidade dentária e recessão da gengiva”. Assim, a melhor opção passa por “escolher uma escova de dureza média ou suave”.

Quanto ao tamanho, a nossa higienista diz que “devemos utilizar uma escova adequada ao tamanho da nossa boca, de forma a que o acesso aos dentes posteriores seja facilitado”. Recomenda ainda que a substituição da escova seja feita “de três em três meses ou quando as cerdas estiverem tortas”.

Escova manual ou elétrica?

“Está comprovado que as escovas elétricas são claramente mais eficazes”, defende a Dra. Andrea. No entanto, é necessário que a escovagem “seja feita com tempo e com uma técnica adequada”.

Complementar a escovagem

Para uma boa higiene oral é necessário usar uma boa pasta de dentes. Esta deve sempre conter flúor na sua composição. “O flúor, para além de ser bacteriostático (inibe a atividade bacteriana), também promove a remineralização do esmalte dentário”. Andrea Dagot recomenda que se evitem as pastas branqueadoras, pois algumas são bastante abrasivas.

Pode-se também usar um elixir para complementar a higiene oral. No entanto, “o elixir não substitui a escovagem, aliás, nada substitui a escovagem”, relembra esta especialista. É ainda recomendável usar fio dentário após a escovagem, para limpar os espaços entre os dentes que costumam ser negligenciados e são, por isso, “os primeiros locais da cavidade oral a desenvolver doenças”.

Qual a melhor altura para escovar os dentes?

Existem várias teorias sobre qual a melhor altura para escovar os dentes, e a maior parte delas são válidas. A Dra. Andrea defende que “se escovarmos com eficácia, duas vezes por dia (de manhã e à noite) é o suficiente”. E reforça que “a lavagem no período da noite é essencial”.

Uma pobre higiene oral pode provocar vários problemas como, por exemplo, doenças orais, cáries, gengivites, mau hálito e até perda de dentes. Se tiver alguma dúvida em relação a boas práticas de higiene oral que gostaria de ver esclarecida, marque uma consulta com a Dra. Andrea Dagot na nossa clínica. E não se esqueça de escovar!