De que forma a alimentação influencia a saúde oral?

A nossa alimentação influencia o nosso bem-estar físico e emocional, e claro, a saúde dos nossos dentes. A Dra. Andrea Dagot, higienista oral, responde às dúvidas mais frequentes em relação a este tema.

Que alimentos podem ser prejudiciais para a saúde oral?

Alimentos açucarados, demasiado ácidos (como os citrinos) que podem causar erosão do esmalte dentário. No caso dos alimentos de consistência mole – que aderem facilmente à superfície dos dentes, dificultando a sua remoção – devem reforçar-se os cuidados de higiene oral.

Existem alguns alimentos que possuem açúcares “escondidos”?

Há muitos alimentos que, mesmo não parecendo, têm açúcares na sua composição. É o caso das batatas fritas de pacote, de alguns iogurtes e cereais infantis, dos molhos, nomeadamente aqueles que são utilizados nas cadeias de fast-food, determinados sumos, que por desconhecimento, consumimos como saudáveis, entre outros.

Que alimentos e hábitos podem provocar manchas nos dentes?

O café em excesso e o consumo de tabaco são as principais razões da pigmentação dos dentes. O consumo excessivo de vinho, principalmente o tinto, por ter mais taninos, é outro dos fatores a ter em conta. De salientar ainda o uso indiscriminado de alguns líquidos para bochechar, cujo consumo não resulta de aconselhamento clínico.

Que alimentos devemos tentar consumir mais vezes?

Na nossa alimentação diária, devemos privilegiar alimentos mais duros e com mais fibras –  frutas mais rijas, como as maçãs, e leguminosas – ajudam o mecanismo de auto limpeza dos dentes. Há ainda outros alimentos a relevar para a saúde oral por apresentarem elevado teor de cálcio, são eles o queijo, os legumes de folhas verdes escuras e alguns peixes.

O que podemos fazer para manter os dentes saudáveis?

É importante escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite, sendo que a noite é o período mais importante de todos. Utilizar sempre um meio para remover a comida entre os dentes, seja o fio dentário, o escovilhão ou o jato de água. As crianças e as pessoas que tenham aparelhos dentários devem utilizar o flúor, pelo menos uma vez por dia e de preferência à noite. E não se esqueçam que para uma boa saúde oral também é importante visitar o dentista ou o higienista oral duas vezes por ano.