De que forma é que a saúde oral influencia a saúde em geral?

A influencia da saúde oral na saúde em geral

Provavelmente sabe que uma pobre saúde oral pode levar ao aparecimento de cáries e de doenças nas gengivas. Mas sabia que também pode levar ao aparecimento de outros problemas mais sérios, noutras partes do organismo? É verdade. Se não cuidar da sua saúde oral pode ter de lidar com consequências mais complicados de tratar do que uma dor de dentes.

Existem doenças orais que podem dar origem a problemas noutras partes do organismo, assim como existem condições que podem agravar a saúde oral. Estes são alguns exemplos de como a saúde oral e a saúde geral se encontram intimamente ligadas:

Riscos cardiovasculares
Devido a infeções dentárias e gengivais, as bactérias existentes na boca podem entrar na corrente sanguínea, viajando pelas artérias até ao coração. Esta situação pode provocar endocardite, uma infeção que afeta a membrana interna do coração (endocárdio), entupimentos nas artérias e, ainda, um risco maior de ataque cardíaco ou AVC.

Problemas cerebrais
A inflamação das gengivas pode, da mesma forma, causar a migração de bactérias da boca para o cérebro através da corrente sanguínea. Isto contribui para a degeneração neurológica que, a longo prazo, pode causar o aparecimento de doenças como o Alzheimer.

Gravidez
O aumento da resposta inflamatória do organismo, fruto de alterações hormonais durante a gravidez, favorece o rompimento dos vasos sanguíneos nas gengivas e o aparecimento da gengivite e doença periodontal. Por sua vez, a periodontite está ligada a casos de partos prematuros e baixo peso nos recém-nascidos.

Diabetes
A diabetes reduz a resistência do corpo às infeções, o que faz com que o risco de infeções na gengiva aumente. Por seu lado, estas infeções podem causar o aumento dos níveis de açúcar no sangue e fazer com que a diabetes seja mais difícil de controlar.

Distúrbios alimentares
As dores na boca ou a perda de dentes influenciam a capacidade de mastigação, podendo originar um descontrolo dos hábitos alimentares.

Portanto, ter cuidados com a saúde oral é benéfico não só para os dentes e gengivas, mas também pode ajudar a prevenir outras doenças e problemas de saúde. Não se esqueça de manter uma boa higiene oral e incentive a sua família a fazer o mesmo. Também é aconselhável que faça visitas regulares ao dentista ou higienista oral, para prevenir e tratar cáries e doenças nas gengivas.

Se tiver alguma dúvida relativamente a este ou outros assuntos, marque uma consulta com um dos nossos especialistas.