Gengivite: causas, prevenção e tratamento

Procedimento carga imediataAs suas gengivas estão inchadas, sangram com frequência e apresentam um aspeto mais avermelhado que o habitual? Estes são sintomas comuns de uma gengivite, inflamação das gengivas, que afeta pessoas de qualquer idade, mas que é reversível, quando devidamente tratada.

O que pode provocar uma gengivite?

Sendo uma parte muito suscetível da nossa cavidade bucal, as gengivas sofrem com a acumulação de bactérias e outros elementos, na parte exposta dos dentes. A placa bacteriana produzida, quando não é removida, endurece e forma o tártaro, uma camada mais espessa e áspera.

Algumas das causas desta inflamação podem ser a falta ou ineficácia de higiene oral, o uso de próteses dentárias mal adaptadas, alterações hormonais, cáries, problemas de saúde sistémicos e alguns tipos de medicação.

Como tratar a inflamação?

O tratamento da gengivite, na maior parte das vezes, é eficaz, e consiste em eliminar as causas da inflamação e impedir que ela progrida.

O tratamento em consultório é feito na consulta de Higiene Oral, onde além da destartarização para remover o tártaro da superfície dos dentes, também são dadas pelo Higienista as indicações para uma correta manutenção da saúde oral em casa, através de técnicas e materiais adequados (técnica de escovagem, tipo de dentífrico, entre outros).

Como contrariar o efeito das bactérias?

A prevenção da gengivite passa por combater a ação das bactérias, mantendo uma alimentação saudável e uma correta higiene oral, com uma completa escovagem dos dentes, pelo menos 2 vezes por dia, e limpeza dos espaços entre os dentes.

Que especialistas podem ajudar?

A visita regular ao dentista ou higienista oral é importante para tratar e prevenir a gengivite (saiba o que é). A AP Clínica Dentária tem profissionais qualificados nesta área, para fazerem o diagnóstico e respetivo tratamento.

Marque uma consulta de Higiene Oral com a Drª Andrea Dagot, para uma avaliação ao estado dos seus dentes e gengivas.