Invisalign: Conheça o aparelho dentário invisível

alinhadores invisalignO Invisalign é o aparelho ortodôntico mais inovador do mercado. Consiste numa série de alinhadores transparentes, removíveis e feitos à medida de cada paciente. É uma boa alternativa aos aparelhos fixos convencionais, para quem prefere uma correção dentária mais discreta e confortável. O Dr. Francisco Oliveira, que possui certificação Invisalign, responde às perguntas relevantes sobre este tratamento.

Como funciona o Invisalign?

Os alinhadores estéticos deslocam os dentes suavemente ao longo do tempo, movendo-os ligeiramente na horizontal e na vertical. Estes alinhadores são projetados por software avançado, para aplicar a quantidade certa de força no local certo. Ao longo do tratamento, os alinhadores vão sendo trocados à medida que os dentes vão mudando de posição. A grande vantagem é poderem ser removidos para uma melhor escovagem.

Os pacientes que usam o Invisalign devem permanecer com o aparelho durante pelo menos 22 horas por dia, removendo-o apenas na altura das refeições e para realizar a sua higiene oral.

Quais as vantagens do Invisalign?

– É discreto e quase invisível, não interferindo com o seu dia a dia

– Os problemas gengivais existentes com o aparelho fixo, devido às dificuldades de escovagem, desaparecem com o Invisalign.

– Confortável e indolor, uma vez que não possui peças metálicas que possam magoar o interior da boca.

– É possível prever o resultado final e acompanhar digitalmente todas as fases do processo.

– Facilita a higiene oral, uma vez que o aparelho pode ser removido durante a escovagem e para usar o fio dentário.

– Não interfere nas atividades do dia a dia, como as refeições ou a prática de desporto.

– Não há limite de idade para o usar.

Qualquer pessoa pode usar estes alinhadores?

O Invisalign pode ser utilizado para tratar vários problemas relacionados com dentes desalinhados ou espaçados. Contudo, podem existir limitações para o tratamento com alinhadores já que, em alguns casos, há a dificuldade de tratar certas maloclusões, irregularidades dentárias que impedem os dentes de se encaixarem. Neste caso é necessário utilizar outro tipo de aparelho dentário.

É sempre importante marcar uma consulta com um ortodontista para que possa ser aconselhado sobre os melhores tratamentos para o seu caso específico.