Mau hálito, o inimigo do beijo

mau hálitoA halitose é uma condição fisiopatológica que afecta cerca de 30% da população mundial, e que contribui para uma baixa auto-estima e reclusão social. A boa notícia é que tratável na grande maioria dos casos.  Fique a saber a opinião do Dr. Tiago Martins, responsável pelos tratamentos de halitose, e descubra como podemos ajudar.

Quais as causas do mau hálito?

Segundo o Dr. Tiago Martins, as principais causas estão relacionadas “com uma higiene oral insuficiente, distúrbios digestivos e medicações”. “Uma grande parte dos casos prende-se ao revestimento da língua e às patologias relacionadas com as gengivas (periodontite)”, explica.

No entanto, a alimentação também tem um papel importante no aparecimento desta condição. O “abuso de produtos lácteos e de algumas proteínas (principalmente por desportistas), assim como períodos de jejum prolongados e comidas muito condimentadas e de difícil digestão”, são fatores que estão muitas vezes associados ao aparecimento do mau hálito.

Como prevenir?

A prevenção da halitose passa passa por uma “higiene oral regular e proativa”. A visita ao médico dentista é igualmente fundamental para despiste e controlo de condições ou patologias orais que ajudam a despoletar esta condição. “Poderá haver necessidade de ajuste nutricional assim como de encaminhamento para outras especialidades médicas relacionadas com o tracto digestivo e sistema excretor”, explica o Dr. Tiago.

Consulta do hálito – Como funciona?

A consulta do hálito funciona “com base num protocolo que visa em linhas gerais determinar os parâmetros que podem estar a prejudicar o paciente”. Tem como base um questionário extenso e, opcionalmente, um exame laboratorial bacteriano para determinar quais as bactérias que estão (ou não) presentes na cavidade oral. Desta forma é possível definir a origem do problema e determinar a necessidade de encaminhamento para outras especialidades médicas.

Se tem problemas persistentes de mau hálito, marque uma consulta na nossa clínica. O Dr. Tiago Martins irá ajudar da forma mais eficaz a identificar a causa e a aconselhar quanto ao tratamento necessário.