Dicas para a criança não ter medo de ir ao dentista

Dicas para a criança não ter medo de ir ao dentista

Para os adultos, ir ao dentista faz parte da rotina. Para uma criança, especialmente para as que nunca foram, pode ser encarado como algo assustador. A maior parte das vezes, o medo deve-se ao facto de não saberem o que vai acontecer na consulta. Cabe aos pais desmistificar os receios e tranquilizar as crianças para que estas não tenham medo de ir ao dentista. Deixamos aqui algumas dicas.

Seja um bom exemplo

Um bom exercício para a criança é levá-la da próxima vez que for fazer uma consulta de rotina. Deixe-a ver o que o médico dentista está a fazer e quando possível fale com ela durante todo o processo. Tenha uma atitude descontraída enquanto estiver a ser examinado(a) para mostrar à criança que não precisa de ter medo. Depois da consulta fale sobre como se sente bem e como os seus dentes ficaram mais limpos e bonitos.

Outra forma de servir como bom exemplo é escovar e usar o fio dentário todos os dias, deixando a criança assistir enquanto o faz e encorajando-a a fazer o mesmo.

Brincar ao faz de conta

Brincar “aos dentistas” pode ser uma boa forma de ajudar a criança a perceber o que acontece numa consulta a sério. Use uma cadeira ou um sofá para fazer de conta que é a cadeira do consultório e faça-se passar por dentista. Analise os dentes da criança, fale-lhe de raios-X e de como a escova de dentes deixa os dentes limpinhos e a brilhar. No final da “consulta” dê-lhe um autocolante. Pode ainda encorajar a criança a ser o dentista e a analisar os seus peluches e brinquedos. Desta forma a criança já estará mais preparada e não terá tanto medo de ir ao dentista.

Confortar e distrair

Antes da consulta pergunte ao médico dentista se o(a) seu(sua) filho(a) pode levar o seu peluche ou brinquedo favorito para lhe fazer companhia e para o acalmar e distrair durante a consulta. Fale com a criança e brincadeiras antes da consulta para que a criança se sinta feliz e descontraída. Às vezes um pouco de humor pode ajudar a transformar a situação mais familiar e relaxante, o que faz com que o consultório pareça menos assustador.

Confie no dentista

É normal que, mesmo depois de toda esta preparação, a criança possa ficar assustada e com medo de ir ao dentista. Mas lembre-se que os médicos dentistas estão habituados a lidar com crianças. Assim, o melhor é deixar-se guiar pelas indicações e conselhos que lhe forem dando ao longo da consulta.

Com a nossa Dra. Teresa Torres, pós graduada em Odontopediatria, temos a certeza que os seus filhos estarão em ótimas mãos e que ela fará de tudo para que a visita corra da melhor forma possível e sem percalços. Pronto para marcar consulta?