O que é a sensibilidade dentária?

sensibilidade dentáriaA sensibilidade dentária é um problema comum que se caracteriza pelo aumento da sensibilidade dos dentes quando estimulados por determinados fatores externos. Trata-se de uma condição que se pode ser aguda ou desenvolver ao longo do tempo, e pode ter várias origens. A Dra. Andrea Dagot, higienista oral, explica as causas e os tratamentos adequados para este problema.

Causas da sensibilidade dentária

A sensibilidade dentária é uma condição multifatorial, ou seja, pode ser causada por diversos fatores. Pode ser provocada por doenças, como por exemplo a periodontite, que afetam as estruturas do suporte dentário, e, que, provocam retração das gengivas. Essa retração vai permitir a exposição da raiz do dente e vai haver um aumento de sensibilidade”.

Isto acontece porque as raízes dos dentes, ao contrário das coroas, não possuem esmalte (o esmalte não possui terminais sensíveis) e, por isso, os milhares de canais microscópicos que passam pela dentina em direção ao centro do dente, ficam desprotegidos. Quando a dentina fica exposta, fatores externos (como, por exemplo, uma bebida fria) podem estimular os nervos no interior do dente, resultando numa dor breve e aguda, característica da sensibilidade dentária.

“ A existência de cáries dentárias – As lesões nos dentes causadas pelas cáries, ao atingir a camada intermédia do dente, podem desencadear episódios de sensibilidade, que normalmente aumentam de intensidade quanto maior for a profundidade da cárie.”

“A sensibilidade dentária também pode surgir devido a comportamentos mais agressivos para a estrutura do dente, a nível da escovagem, como por exemplo fazer muita força a escovar e, ou, utilização de escovas duras ou mesmo uma técnica de escovagem incorreta”, explica a Drª Andrea.

O hábito de ranger ou cerrar os dentes, conhecido como bruxismo, também pode estar na causa desta condição. “Devido ao excesso de carga que os nossos dentes sentem, estes começam a sofrer lesões e desgaste devido ao ranger ou cerrar constante”, o que acaba por causar sensibilidade dentária.

Hábitos que desencadeiam a sensibilidade dentária

Estes são alguns dos hábitos que podem causar episódios de sensibilidade dentária:

● Ingerir bebidas ou alimentos muito frios ou muito quentes;
● Comer alimentos doces ou ácidos;
● Inspirar ar frio;
● Escovar os dentes de forma incorreta.

Tratamentos

“As cáries, a doença periodontal e o bruxismo, são situações que deverão ser tratadas a nível de consultório”, por um dentista ou pelo higienista oral, dependendo dos tratamentos. Estes irão ajudar a perceber e corrigir comportamentos, como as técnicas de escovagem incorretas, e podem, ainda, aconselhar algumas pastas dentífricas e/ou elixires para ajudar na redução da sensibilidade dentária.

Fonte da imagem: www.loe.com.br