Periodontite, a fase avançada da gengivite

Periodontite - como evitar a inflamaçãoUma gengivite negligenciada poderá evoluir para uma periodontite. Também conhecida por piorreia, é a infeção mais responsável pela perda de dentição nos adultos. Nesta fase, o periodonto, tecido que suporta os dentes, sofre a ação inflamatória das bactérias que destroem a gengiva, o osso e ligamento periodontal. A perda destes elementos provoca a mobilidade dentária, e posterior queda do dente.

Que sintomas apresenta uma periodontite?

A periodontite manifesta-se por hemorragia espontânea ou não, retração das gengivas e a consequente halitose, presença de dentes soltos e gengivas com aspeto arroxeado e brilhante.

A periodontite é curável?

Os danos provocados por uma periodontite são irreparáveis. Ainda assim, quanto mais precoce for a deteção desta doença e a procura de ajuda médica, de forma mais eficaz se conseguirá reverter a possibilidade de avanço da infeção, e posterior perda de dentes.

Que possibilidades de tratamento existem para periodontites em estado muito avançado?

Nos casos mais graves de periodontite, pode ser necessária a intervenção cirúrgica, uma vez que, as bolsas periodontais, espaços deixados pela ausência do osso, podem estar a grande profundidade e dificultar o processo de remoção da infeção. Este procedimento permite diferentes soluções. Pode reduzir o tamanho das bolsas, remover o tecido gengival danificado, e limpar a infeção mais profunda, de forma a recuperar a saúde periodontal.

A AP Clínica Dentária tem profissionais qualificados nesta área, para fazerem o rastreio e tratamento. Marque uma consulta de Higiene Oral com a Drª Andrea Dagot, para uma avaliação ao estado dos seus dentes e gengivas.