Piercings na língua: Quais os perigos associados?

Piercings na língua

Seja por motivos estéticos ou por razões de afirmação pessoal, a utilização de piercings na língua tem vindo a crescer, especialmente na camada mais jovem. No entanto, fazer um destes piercings acarreta sempre alguns riscos que muita gente desconhece. Se está a pensar fazer um piercing oral ou se conhece alguém que o queira fazer, o melhor é dar uma vista de olhos neste artigo.

Infeção, dor e inchaço

Apesar de haver sempre riscos associados a fazer piercings em qualquer área do corpo, as pessoas que fazem piercings orais são as mais propensas a ter uma infeção ou inflamação. Isto porque a boca é um sítio húmido e naturalmente repleto de bactérias.  Estas podem facilmente contribuir para causar uma infeção que, por sua vez, origina sintomas como inchaço, dores, febre e até bloqueio das vias respiratórias.

Estragos nos dentes e gengivas

É comum que as pessoas com piercings na língua ganhem o hábito de brincar com eles, seja mexendo a língua ou trincado o piercing. Estes hábitos podem causar feridas nas gengivas e danificar o esmalte dos dentes, bem como restaurações existentes. No caso de o piercing chocar contra um dente com demasiada força, este pode partir-se.

Problemas nos nervos

Depois de se colocar um piercing na língua, é normal sentir falta de sensibilidade e dormência temporária. No entanto, se algum nervo da língua for afetado, este problema pode tornar-se permanente e afetar não só o movimento da língua, como o paladar.

Outros riscos

Para além de todos estes riscos, os piercings orais também podem interferir com o normal funcionamento da cavidade oral, causando problemas como salivação excessiva, dificuldades na fala, mastigação e deglutição, e podem até originar alergias. Há ainda uma maior probabilidade de desenvolvimento de halitose (mau hálito) e risco de ingestão involuntária do piercing.

É muito importante ter em consideração todos estes riscos antes da colocação de um piercing, não só na língua como em qualquer parte da cavidade oral: bochechas, lábios ou úvula.

Manutenção dos piercings na língua

Às pessoas que já fizeram um piercing, aconselhamos que tenham cuidados redobrados na sua higiene oral. É muito importante limpar o piercing regularmente, pois este favorece a acumulação de restos alimentares e de bactérias. É também importante fazer visitas regulares ao dentista para se certificarem que o piercing não está a causar problemas e a afetar a saúde oral.

Se tiver alguma dúvida relativamente a este assunto e se quiser aconselhar antes ou após a colocação de um piercing, marque uma consulta com um dos nossos especialistas.