Saúde Oral da Mulher – Esteja atenta às alterações físicas na sua boca

Sabia que a saúde oral da mulher é afetada pelas diferentes fases hormonais?

A puberdade, a menstruação, o uso de contracetivos orais, a gravidez, a amamentação e a menopausa são alguns dos principais fatores responsáveis por alterações ao nível da saúde oral da mulher, a maioria relacionados com as diferentes fases hormonais.

Puberdade

Na puberdade, o aumento hormonal pode causar inflamações das gengivas, especialmente durante o período menstrual. Neste etapa também é frequente o desenvolvimento de inflamações na boca.

Contracetivos Orais

Uma mulher que use a pílula como método contracetivo tem mais probabilidade de desenvolver alveolite seca – uma complicação decorrente da extração de um dente -, além de que o uso, a longo prazo, deste medicamento pode provocar o desenvolvimento de gengivites.

Gravidez

Durante a gravidez, devido ao aumento de estrogénio e progesterona, há um maior risco de sofrer de inflamação das gengivas. Mulheres com doença periodontal (doenças gengivais) podem, inclusivé, estar em risco de ter um parto prematuro e, consequentemente, bebés com insuficiência de peso, daí a importância da visita ao dentista antes, durante e após a gravidez.

Menopausa

Na menopausa, para além de gengivas doridas e sensíveis, algumas mulheres podem sentir secura na boca, sensação de ardor e alterações no paladar.

Rastreios dentários para comemorar o Dia da Mulher

Na AP Clínica Dentária, damos atenção especial à saúde oral das nossas pacientes, estando especialmente alerta nas fases da sua vida nas quais as hormonas estão a sofrer variações. Temos sempre o cuidado de promover a prática de uma boa higiene oral, entre outros conselhos.

Se sentir alguma mudança na sua saúde oral ou se se está a aproximar uma nova fase da sua vida, inscreva-se no nosso rastreio através do e-mail geral@apclinicadentaria.pt ou ligue para 229 822 092 e nós ajudamo-la a detectar qualquer alteração física na sua boca.