A saúde oral e as crianças: Os primeiros passos para uma boca saudável

As crianças e a saúde oral

Os cuidados com a saúde oral devem começar desde cedo. É por isso fundamental transmitir às crianças a importância da escovagem e ensiná-las a ter uma higiene oral cuidada. Deixamos aqui algumas dicas que podem ajudar nesta tarefa.

Sabia que…

  • O problema dentário número um nos infantários são as cáries dentárias?
  • 1 em cada 10 crianças com dois anos de idade já tem uma ou mais cáries nos dentes?
  • Aos 3 anos de idade 28% das crianças tem uma ou mais cáries dentárias?
  • Aos 5 anos de idade quase 50% das crianças tem uma ou mais cáries nos dentes?

Quando e como se deve começar a fazer a escovagem?

A melhor forma de proteger os dentes do(a) seu(sua) filho(a) é ensinar-lhe bons hábitos de higiene oral, bem como a forma correta de escovar os dentes. Essa tarefa deve ser iniciada aquando o nascimento do primeiro dente e a escovagem deve ser feita duas vezes por dia. Enquanto a criança não tem dentes, basta limpar-lhe as gengivas com um pano limpo.

Os dentes devem ser escovados durante dois minutos e limpos minuciosamente, bem como a língua, o que poderá originar alguma resistência por parte da criança. Se esta demonstrar alguma dificuldade em segurar a escova de dentes, compre uma que tenha um cabo mais largo.

A supervisão é importante e deve ajudar a criança sempre que necessário, para que esta consiga remover toda a placa bacteriana. Pode tentar criar pequenos jogos para facilitar a tarefa, como “encontrar o dente escondido”.

Evite que a criança engula a pasta dentífrica, pois engolir demasiada pasta com flúor pode levar ao aparecimento de manchas nos dentes definitivos. Se ela não conseguir cuspi-la, peça-lhe que incline a cabeça para baixo para que esta possa ir caindo para o lavatório.

Quando ajudar o(a) seu(sua) filho(a) a escovar os dentes deve ter em atenção se surgirem áreas com coloração castanha ou branca pois esses podem ser indícios de cáries precoces.

Cuidados com os alimentos

É aconselhável escovar os dentes sempre após o consumo de alimentos açucarados e tente evitar que a criança tenha bebidas adocicadas no seu copo durante um longo período de tempo. Apesar de ser melhor evitar este tipo de alimentos, é preferível que sejam consumidos durante a refeição, em vez de ser ao lanche, pois é produzida mais saliva durante uma refeição.

A primeira visita ao dentista

Tanto a Academia Americana de Pediatria como a Academia Americana de Dentisteria Pediátrica recomendam que os pais escolham o dentista dos seus filhos antes que as crianças cumpram o primeiro ano de idade. É, ainda, importante realçar que quanto mais cedo uma criança for levada ao dentista melhor será a sua atitude relativamente aos médicos dentistas e às consultas dentárias.

A Dra. Teresa Torres é a responsável pela área de Odontopediatria na nossa clínica, e ajuda os nossos jovens pacientes a atingir a idade adulta com uma boca saudável, estética e funcional. Marque já uma consulta para o(a) seu(sua) filha(o).