Como conseguir o sorriso com que sempre sonhou

sorriso de sonho

Há muitos fatores que podem fazer com que uma pessoa fique insegura relativamente ao seu sorriso: dentes tortos, pigmentados, afastados ou, até, partidos. Por vezes os problemas vão para além da estética e podem mesmo afetar a função da cavidade oral (mastigação e fonética). Felizmente, isto não tem de ser um motivo para parar de sorrir. Conheça os tratamentos que podem ajudar a conseguir o sorriso com que sempre sonhou.

Branqueamento

O branqueamento dentário é um tratamento que permite alterar a cor dos seus dentes,  tornando-os mais brancos. Para realizar este tipo de tratamento, o dentista tem em consideração o grau e o tipo de coloração dentária, a estrutura do dente (se existem restaurações ou desvitalizações) e a estrutura dos tecidos de suporte (se a gengiva e o osso estão saudáveis).

Este tipo de tratamento não é adequado para todas as pessoas, pelo que é aconselhável que consulte sempre o seu clínico.

Facetas dentárias

As facetas dentárias surgem cada vez mais como o tratamento de excelência na dentisteria estética. São pequenas lâminas de porcelana, feitas à medida, que são coladas nas faces anteriores dos dentes. Este procedimento não é doloroso e consegue alcançar alterações radicais e imediatas.

As facetas são indicadas para casos de ligeiras más posições dentárias, alterações de coloração interna dos dentes ou defeitos de esmalte, correção de pequenos espaçamentos entre os dentes (diastemas) e pequenas fraturas dentárias, entre outros.

Onlays/Inlays e Overlays

Tal como as facetas, os onlays/inlays e overlays são restaurações indiretas que se fazem em laboratório. Este tipo de reabilitação é indicado quando o volume de restauração é grande, por vezes maior que a quantidade de dente que resta. Enquanto as facetas são normalmente utilizadas nos dentes anteriores (da frente), os onlays/inlays e overlays são utilizados nos dentes posteriores (de trás).

Estes podem ser feitos em resina composta, trabalhada em laboratório, ou em cerâmica. 

Coroas

A coroa é utilizada para cobrir inteiramente ou apenas uma parte da coroa de um dente danificado. Além de conferir maior resistência ao dente, a coroa pode ser utilizada para melhorar a aparência.

Geralmente a coroa é a ultima linha de tratamento, só se reabilita com coroa quando a estrutura de dente existente é mínima ou quando já existia uma coroa anteriormente. Estas podem ser utilizadas para restaurar um dente fraturado, proteger um dente enfraquecido por fraturas, cobrir um implante dentário ou para cobrir um dente que tenha sido desvitalizado. 

Para além destes tratamentos, pode ainda ser necessário recorrer à ortodontia e aos implantes dentários para uma correção estética e funcional mais eficaz. E não se esqueça que, para manter um sorriso bonito e saudável, é importante manter uma boa higiene oral e visitar o seu médico dentista ou higienista oral com regularidade.