Tudo o que precisa saber sobre implantes dentários

Implantes DentáriosSe está a pensar colocar implantes dentários, é normal surjam algumas questões. A Dra. Diana Ribeiro e o Dr. Francisco Oliveira, os nossos clínicos da área de Implantologia e de Cirurgia Oral, esclarecem as dúvidas mais recorrentes em relação a este tratamento.

O que é um implante dentário?

Um implante dentário é um cilindro de titânio que se coloca dentro do osso dos maxilares e que vai funcionar como se fosse a raiz dos nossos dentes. É nestes implantes que, posteriormente, serão colocadas as próteses.

Qual o procedimento para a colocação de implantes dentários?

A Dra. Diana explica o processo para a colocação de implantes dentários, que inclui, geralmente, quatro fases: a fase de planificação, a cirúrgica, a restauradora e a fase de manutenção.

A fase de planificação implica “o estudo do caso, bem como a realização de outros tratamentos dentários para conseguir alcançar uma boa saúde oral prévia ao tratamento”. Depois desta fase chega a cirurgia com vista à colocação do implante em contacto direto com o osso. Esta é feita mediante anestesia local e, na maior parte das vezes, não implica qualquer tipo de incómodo ou dor.

A fase restauradora pode ser realizada no mesmo dia da cirurgia ou até 6 meses após a mesma, dependendo do caso clínico. Esta consiste “num conjunto de procedimentos necessários à confecção da prótese a colocar sobre os implantes”, explica a dentista.

Por fim, chega a fase da manutenção, aquela que é talvez a mais importante do processo, uma vez que irá garantir que o implante se mantenha saudável ao longo da vida. É importante ter cuidados diários com a higiene oral e visitar um higienista sempre que necessário.

Quais os cuidados a ter após a colocação dos implantes?

No pós-operatório poderá haver um ligeiro incómodo, uma pequena inflamação e edema (inchaço) da área onde se realizou a cirurgia. Porém, a recuperação é quase imediata e o paciente pode levar uma vida normal. De modo a minimizar alguns riscos, os nossos clínicos recomendam os seguintes cuidados:

  • Tomar a medicação prescrita a horas;
  • Aplicar gelo (indiretamente) sobre a zona intervencionada;
  • Evitar movimentos bruscos com a cabeça e qualquer atividade física mais intensa;
  • Evitar exposição ao sol e fontes de calor;
  • Reforçar os cuidados de higiene oral;
  • Optar por uma alimentação mais mole ou pastosa durante a primeira semana após a cirurgia.

Existem riscos associados a este tipo de intervenção?

O Dr. Francisco explica que tal “como qualquer cirurgia, os riscos são inerentes”. No entanto, “são pouco frequentes e facilmente evitáveis quando se procede a um estudo completo do caso clínico”, acrescenta a Dra. Diana Ribeiro.

Quais as vantagens dos implantes dentários?

Os implantes dentários garantem ótimos resultados estéticos, pois o sorriso fica melhorado imediatamente, sem parecer que os dentes não são verdadeiros. Para além disso são muito confortáveis, pois não só aparentam ser reais, como também se sentem como tal. Os implantes são ainda altamente resistentes e, se forem bem cuidados, podem durar toda a vida.

Outro dos benefícios é o de facilitar a alimentação. Ao contrário das próteses removíveis ou de outro tipo de próteses, os implantes dentários não se movem enquanto decorre a mastigação.

Como a colocação de implantes não requer qualquer tipo de intervenção nos dentes vizinhos, não é necessário agredir a estrutura desses dentes.

Se tem falta de dentes e gostaria de colocar implantes para recuperar o seu sorriso, marque uma consulta de avaliação na nossa clínica. Poderá conversar sobre o seu caso com o Dr. Francisco e com a Dra. Diana.