Branqueamento Dentário – tudo o que precisa saber

O branqueamento dentário ajuda a melhorar a aparência e auto-estima. É hoje o tratamento de estética dentária mais procurado no mundo. O procedimento é fácil, rápido e indolor contudo requer cuidados antes de depois do tratamento.

Um sorriso branco, radiante, transmite confiança, auto estima elevada e sobretudo saúde. Alguma vez percebeu que os seus dentes ficaram com uma coloração diferente e deu por si a procurar soluções para reverter ou minimizar o aspecto amarelado?

O branqueamento pode ser a solução para a correção do problema. Este procedimento é cada vez mais procurado nos consultórios de medicina dentária e traz efeitos notórios e imediatos.

Antes do Branqueamento Dentário

A realização deste tipo de tratamento de estética dentária requer, antes de tudo, o aconselhamento médico apropriado. A falta de acompanhamento pode causar danos irreversíveis a nível da sensibilidade dentária, gengivas e do esmalte dos dentes.

Feita a avaliação prévia pelo médico dentista, este pode considerar importante realizar uma consulta de higiene para remoção do tártaro, de forma a maximizar os resultados do tratamento. 

Tendo em conta aspetos clínicos importantes, o seu dentista irá indicar-lhe qual o tratamento mais apropriado, podendo aconselhar um branqueamento no consultório, em ambulatório ou até mesmo uma combinação dos dois.

Qualquer Pessoa pode Branquear os Dentes?

Embora seja um procedimento estético, o branqueamento apresenta também algumas contra indicações por isso não é indicado em algumas situações, como por exemplo:

– Mulheres grávidas – uma vez que é um processo com produtos de oxidação e, como tal, deve ser evitado durante o período de gestação;

– Caso tenha cáries dentárias ou lesões no esmalte dentário;

– Doença periodontal ativa (gengivas que sangram com facilidade);

– Gengivas muito retraídas;

– Dentes com hipersensibilidade;

– Dentes com restaurações extensas.

Branqueamento Dentário

Branqueamento em Ambulatório ou Consultório?

Existem dois tipos de branqueamento dentário, o branqueamento em ambulatório e o branqueamento no consultório. No primeiro, o paciente leva para casa o kit de branqueamento, composto por produto para branquear e as moldeiras confeccionadas à medida de cada paciente. Este é um procedimento comum e que deve ser prescrito por um médico dentista, sendo realizado posteriormente em casa, normalmente por um período de duas semanas.

No caso do branqueamento em consultório o procedimento é realizado por um especialista em uma ou duas sessões, sendo o tratamento feito com recurso a luz fria com o objetivo de acelerar o processo de branqueamento. Nesta tipologia de tratamento, é aplicado um gel nas gengivas de forma a garantir que o produto que confere o branqueamento não entra em contacto com as mesmas. Sendo aplicado o agente de oxidação (gel clareador) o paciente fica entre 30 minutos a 1 hora com a luz fria a aturar. 

Existem ainda procedimentos mistos que são a conjugação de ambos procedimentos anteriormente referidos. Numa primeira fase o paciente realiza um branqueamento dentário no consultório e, posteriormente, utiliza em casa o kit de branqueamento para dar continuidade ao tratamento.

Em casa apenas é necessário aplicar o gel nas moldeiras e utilizá-las uma ou duas vezes por mês. Este tipo de tratamento garante o prolongamento do efeito, no entanto, mesmo sendo uma espécie de clareamento continuado não se pode descartar os cuidados pós branqueamento.

Depois de realizar o branqueamento dentário, há alguns cuidados a ter para que este perdure. Confira cinco dicas para manter os dentes brancos neste artigo do nosso blog.

O branqueamento dentário deixou de ser um tratamento exclusivo e está cada vez mais rápido, moderno e livre de efeitos indesejados. Para que fique simplesmente perfeito, a nossa clínica dispõe das mais modernas técnicas de branqueamento LED.